O Grupo Sonae concluiu esta semana o processo de encerramento das lojas Vobis. Os estabelecimentos da marca de equipamento informático serão integrados na cadeia de electrodomésticos e electrónica de consumo Worten, que também pertence à Sonae SR.

O processo de extinção das lojas Vobis iniciou-se em 2009, quando a Sonae decidiu fechar uma loja da marca num centro comercial de Ponta Delgada, e integrá-la no estabelecimento Worten presente no mesmo local. Ao longo dos últimos três anos, a Sonae foi replicando este movimento de encerramento de lojas Vobis (no ano passado fecharam portas as lojas de Albufeira, Loures e Coimbra), que chegou ao fim esta semana.

Apesar de não ter havido um anúncio oficial, os indícios de que a Sonae SR, o braço do grupo para o negócio de retalho não alimentar, se preparava para extinguir a rede de lojas Vobis eram evidentes. No passado dia 6, Nuno Nascimento Rodrigues, director de Marketing da Vobis e da Worten, afirmou, em entrevista à Exame Informática, que a «a integração da Vobis na Worten foi um passo natural», uma vez que as marcas comercializavam produtos idênticos, por vezes nos mesmos locais de venda.

No próprio site da Vobis foi colocada uma mensagem que dá conta do processo de integração da marca na Worten. “A Worten assume todas as responsabilidades da Vobis perante os seus clientes. Tudo o que encontrava na Vobis vai continuar a encontrar na Worten, e todos os equipamentos adquiridos na Vobis podem usufruir do serviço pós-venda na Worten”, lê-se no site, que depois é automaticamente redireccionado para o site da Worten.

Na entrevista à Exame Informática, Nuno Nascimento Rodrigues assegurou que a «grande maioria dos colaboradores» da Vobis será «recolocada na Worten e na Worten Mobile ou noutas insígnias do grupo». Segundo a agência Lusa, a Sonae tem neste momento 140 lojas Worten em Portugal, a que se juntam 41 em Espanha.

Media Markt assume garantias

A Media Markt, empresa que actua no mercado da electrónica de consumo, entretenimento e electrodomésticos, anunciou hoje que vai assumir as garantias dos produtos adquiridos em todas as lojas Vobis extintas em Portugal.

“A Media Markt responsabiliza-se pela garantia legal de todas as marcas e referências compradas na Vobis que estejam no prazo legal de garantia e que sejam comercializadas na Media Markt”, anuncia a marca em nota de imprensa. Para usufruir do serviço em qualquer loja Media Markt basta apresentar o talão de compra Vobis.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*