O INESC Tecnologia e Ciência - INESC TEC lançou recentemente a aplicação GimmeDaBlues, que permite tocar piano, trompete, contrabaixo e bateria no iPad, iPhone e iPod touch.

De acordo com a equipa do INESC TEC, o Laboratório Associado coordenado pelo INESC Porto - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, a aplicação distingue-se pelo facto de dispensar formação musical por parte do utilizador. “O segredo da aplicação musical GimmeDaBlues é a presença de 'inteligência musical' que controla os aspectos técnicos (como a combinação apropriada das notas). A cargo do utilizador ficam todos os aspectos criativos, como o ritmo, a melodia e a harmonia da música. Ou seja, o GimmeDaBlues não se comporta como os tradicionais instrumentos de música virtuais porque garante sempre uma consequência musicalmente viável e idiomática dentro do estilo de blues”, explica o INESC TEC em nota de imprensa.

“Esta aplicação estabelece um novo paradigma no âmbito das aplicações musicais para smartphones porque o resultado final deixa de depender do talento/conhecimento musical do utilizador”, reitera a instituição.

A app GimmeDaBlues está disponível para download na AppStore. A aplicação pode ser utilizada em dispositivos iPad, iPod touch e iPhone equipados com o sistema operativo iOS 4.3 ou superior.

Veja aqui o vídeo de apresentação da app GimmeDaBlues.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*