A EDP está a instalar 46 unidades de minigeração nas coberturas de lojas da Sonae. De acordo com a energética, trata-se do “maior projecto de minigeração solar fotovoltaico em Portugal”.

O projecto prevê a instalação de mais de 15 mil painéis solares fotovoltaicos numa área de aproximadamente 50 mil m2, que terão capacidade para gerar 125 GWh de energia limpa de origem solar, ao longo de 25 anos. A energia produzida seria “suficiente para abastecer mais de 40 mil habitações durante um ano”, explica a EDP em nota de imprensa.

De acordo com o contrato assinado entre as duas empresas, a EDP é a responsável pelo desenho, engenharia e instalação dos sistemas e pelo respectivo investimento, detendo as unidades de minigeração durante o período de 15 anos. “Como contrapartida pela utilização do espaço, a EDP vende a energia à rede e paga uma parte das receitas obtidas à Sonae durante o contrato. Após o período de contrato a propriedade dos sistemas é cedida à Sonae, passando esta a usufruir da energia produzida”, adianta a EDP.

A EDP controla mais de mil sistemas solar fotovoltaicos instalados em residências e em empresas por todo o país.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo


− 6 = dois

Imagem CAPTCHA

*