ecra IMAX 2_2Tem 800 m2, capacidade para 400 espectadores e um ecrã seis vezes maior que o habitual. É assim a primeira sala de cinema IMAX 3D em Portugal, que abre ao público hoje, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

Apostada em dar aos portugueses uma nova experiência de entretenimento, a ZON Lusomundo procurou trazer para o país «aquilo que de melhor se faz no mundo», apontou o CEO da ZON Multimédia, Rodrigo Costa, na apresentação do espaço. Fruto desse objectivo foi a parceria com a Sonae Sierra e a empresa canadiana IMAX Corporation, que resultou na abertura da sala.

Este «é um sinal de grande aposta no nosso mercado», afirmou o responsável da ZON Multimédia, sublinhando que a empresa acredita «que vale a pena investir no cinema». O Centro Comercial Colombo «é o local certo para acolher esta nova experiência de cinema», destacou por sua vez João Correia de Sampaio, administrado executivo da Sonae Sierra. A reestruturação de uma ala do centro comercial é exemplo da estratégia de diferenciação pela qualidade, acrescentou.

«É hoje cada vez mais importante inovar nas salas de cinema», defendeu o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. Para António Costa, esta iniciativa vem reinventar o ritual de ir ao cinema.

Faça parte do filme

O sistema IMAX DMR – Digital permite visualizar filmes em ecrãs de dimensões muito superiores aos que são utilizados nos sistemas digitais convencionais. O espectador pode, assim, usufruir de uma experiência de imersão no filme. É esse, aliás, o convite da IMAX: mais do que ver o filme, pode fazer parte dele. Para isso contribui a ligeira curvatura do ecrã de 300 m2, que é «maior, mais alto, mais amplo e está mais perto da audiência», descreve Andrew Cripps, presidente da IMAX para a Europa, Médio Oriente e África. «Capta os sentidos», explica o responsável. Acrescem elementos como os dois projectores, de dois metros e 500 quilogramas, as seis colunas, e a potência de 12 000 Watts da sala, que inclui ainda cadeiras especialmente desenhadas. Trata-se de um formato de cinema que combina tecnologia, arquitectura e sistemas patenteados.

Com a tecnologia IMAX, vários êxitos da indústria cinematográfica de Hollywood têm sido remasterizados para projecção nestes ecrãs, destacou Andrew Cripps. É o caso do filme de culto «Jurassic Park». O êxito de Steven Spielberg foi o filme escolhido para a primeira semana da nova sala do Centro Comercial Colombo, em 3D.

Na próxima semana, estreia neste formato o aguardado «Man of Steel», de Zack Snyder. A programação da sala IMAX em Lisboa para este ano deverá incluir outras estreias e ainda reposições de filmes como «Hunger Games» e «The Hobbit».

Portugal é o 54º país no mundo a integrar a rede IMAX, que tem já 738 salas de cinema.

Texto de Filipa Moreno

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*