Porquê?

Ricardo Florêncio

Director Editorial Marketeer

Editorial publicado na edição de Março de 2015 da revista Marketeer

“O marketing e inovação geram resultados. Tudo o resto são custos.” Esta frase pertence a Peter Drucker, e já tem uns bons anos. Contudo, está sempre actual e, porventura, cada vez mais.

A arte da Comunicação (englobando o Marketing, e por isso muitas vezes chamado de “Marca”) ganha cada vez mais peso e importância nas empresas. É um factor crítico de sucesso essencial.

Nos dias de hoje, no mundo digital e supersónico em que vivemos, quem não souber comunicar, o que comunicar, para quem comunicar, onde comunicar, ou está morto, ou vai morrer.

O mesmo se aplica à inovação, adaptação, transformação. As empresas, e as pessoas que as compõem, para enfrentarem os desafios actuais, têm de ter a capacidade de se transformarem, adaptarem e inovarem a toda a hora. Contudo, convirá que continuem a perceber em que direcção estão a ir.

Ou seja, convirá que algumas vezes se questionem,“porquê”? E o “porquê” aqui não deve ser visto como um entrave, como uma acção negativa, mas sim como um “stop and go”, no sentido de se verificar que estão a caminhar na direcção certa, ou se ao contrário, atropelados pelo dia-a-dia, e, com a necessária pressa de ser adaptarem, transformarem, inovarem, não perdem o focus, as suas capacidades e qualidades distintivas, e assim vão navegando ao sabor do vento, mas sem rumo. É isso que tem acontecido a várias empresas, e, quando dão conta disso, muitas vezes é tarde de mais.

Porquê?

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