Com Tavira aos pés

No Sotavento Algarvio, entre Tavira e Cabanas, esconde-se um refúgio do rebuliço dos aldeamentos que pululam por todo o litoral

Texto de Maria João Lima

Um segredo bem guardado. É o que sente quem entra pela primeira vez no Ozadi Tavira Hotel. Desde o primeiro momento sente-se o aconchego de uma unidade hoteleira familiar. Daquelas que nos fazem recuar aos tempos de meninice em que comíamos gelados sem culpa e corríamos na praia a soltar papagaios.

relaxE a verdade é que é dos anos 70 que data a construção do edifício principal com assinatura dos arquitectos Barros da Fonseca e Paiva Lopes. Um edifício que hoje alberga 77 quartos distribuídos por três pisos (5 singles/individuais, 69 superiores, 2 premium superiores e 1 suíte principal). Bem mais recentes, de 2014, são as últimas obras de requalificação do espaço fazendo do Ozadi Tavira Hotel. Uma unidade hoteleira de quatro estrelas que conta com projecto de reabilitação do gabinete Campos Costa Arquitectos que teve em consideração a linguagem daquela época, reinventando alguns dos temas arquitec­tónicos e ambientes. O gabinete do arquitecto é ainda responsável pelo de­senho de alguns dos acessórios e peças de mobiliário disponíveis no hotel com o recurso à cortiça, entre outros, conferindo ao Ozadi Tavira Hotel um cariz distintivo e de exclusividade. Já o projecto de interiores foi desenvolvido por Verónica de Mello e Lara Matos e caracteriza-se por uma decoração contemporânea com uma tónica “vintage” conjugando ainda objectos de artesãos locais.

picnicMas se o edifício e seu interior apostam em manter a traça dos anos 70, já o projecto de arquitectura paisagista - da autoria de Joana Reis Maya - teve em consideração as características da flora preexistente e a topografia acidentada do terreno. Podem assim descobrir-se cantos e recantos para desfrutar a dois, com crianças ou mesmo com grupos de amigos. Não faltam zonas de descanso, de convívio e, claro, para dar umas braçadas nas piscinas (uma para crianças e outra para adultos).

Mas se for mais adepto de praia o hotel tem um shuttle bus que o levará ao ancoradouro de Cabanas, sendo a passagem de barco para a praia assegurada pelo Ozadi aos seus hóspedes. Se pela fresca matinal ou mais ao final do dia quiser dar umas tacadas de golfe, o hotel tem também pacotes especiais para os seus clientes em alguns dos melhores campos de golfe das suas imediações.

No entanto, se forem as massagens a sua perdição (como é a minha!) saiba que estará em boas mãos. Essas podem ser realizadas no jardim numa zona reservada para o efeito ou nos próprios quartos. Seja qual for a opção escolhida, sentir-se-á certamente revigorado e pronto para enfrentar os compromissos nocturnos.

E no que a esses diz respeito, pode nem sair do hotel se for essa a sua vontade. O Ozadi Tavira Hotel dispõe de dois restaurantes com zona de cafetaria (Ozadi Terrace e Orangea Bistro), um bar, um cocktail bar com varanda panorâmica, salão de estar com lareira e zona de leitura. Opções para todos os gostos sejam meses mais quentes ou dos que pedem o aconchego da lareira.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*