YouTube soma mil milhões de vídeos legendados

O YouTube atingiu mais um marco na sua história ao ultrapassar os mil milhões de vídeos com legendagem automática. Há oito anos que a plataforma da Google automatizou este processo, depois de ter introduzido a possibilidade de introduzir legendas em 2006.

De acordo com Liat Kaver, Product manager do YouTube, os vídeos com legendas automáticas conquistam mais de 15 milhões de visualizações diariamente. Mas o trabalhou não acaba aqui. Um dos principais objectivos do YouTube actualmente, no que respeita a este tema, passa por melhorar a precisão das legendas automáticas, algo que já conseguiram em 50% através do sistema de reconhecimento de voz que utilizam e dos algoritmos de machine learning a que recorrem.

O sonho de Liat Kaver vai ainda mais longe: «Imagino um futuro em que tudo é legendado de modo a que os mais de 300 milhões de pessoas surdas ou com problemas de audição como eu possam desfrutar de vídeos como qualquer outra pessoa.»

Neste sentido, o trabalho do YouTube no futuro envolve o alargamento das legendas automáticas a todos os 10 idiomas suportados pela plataforma. Para isso, contam com o apoio da comunidade de criadores e espectadores.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

CAPTCHA

*

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.