Portugueses desafiados a escrever futuro da música

Lisboa vai ser a casa do Innovation Music Challenge, iniciativa que pretende descobrir e distinguir os projectos mais inovadores do mundo da música, contribuindo desta forma para a construção do futuro da indústria. A organização é da Brands like Bands em parceria com a iMatch, contando ainda com o apoio da Microsoft Portugal, Europa Criativa e Abbey Road Studios (estúdios londrinos onde gravaram nomes como The Beatles, Pink Floyd e Oasis).

Produção, Comunicação, Distribuição e Capacitação são as quatro áreas que sustentam a iniciativa. Os empreendedores com ideias e projectos em qualquer uma delas podem submeter as suas propostas até 21 de Abril. O anúncio dos finalistas está marcada para 1 de Maio e a final do Innovation Music Challenge para 6 de Maio.

O júri que irá avaliar as ideias apresentadas é composto por nomes como Hélio Morais (Linda Martini), Fred Ferreira (Orelha Negra), Tim (Xutos & Pontapés), Roberta Medina (Rock in Rio), Álvaro Covões (Everything is New) e Paula Homem (Sony Portugal). Ao todo serão 16 os jurados responsáveis por determinar os projectos que poderão moldar os próximos anos da música.

Luís Calado, start up lead da Microsoft Portugal, refere que a tecnológica nunca tinha abraçado uma área criativa como a música. «Esta é uma excelente oportunidade, pois acredito que aliar a tecnologia e a música permitirá ver nascer projectos criativos e inovadores», conta o responsável.

Em comunicado, Tomás Archer, da iMatch, sublinha ainda que «o movimento de inovação que é sentido nas outras indústrias não pode ser ignorado pela musical». O Innovation Music Challenge é a resposta a esta falha, «o momento para dar voz ao movimento de empreendedorismo nesta área, e que vai ajudar a criar um novo ecossistema de inovação musical no País»

Por seu turno, Fernando Gaspar Barros, da Brands like Bands, acredita que «o ambiente para a inovação e experimentação nunca foi tão vibrante». Neste sentido é também importante colocar na agenda mediática o futuro da música e compreender os seus desafios.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*