3 planos do Facebook para o futuro

Os próximos anos do Facebook vão ser marcados por palavras como inteligência artificial, realidade aumentada e virtual e comunicação. Na conferência anual da rede social – que, na verdade, já não é apenas uma rede social –, foram desvendados os planos para o futuro e os projectos já em curso.

Por entre as várias novidades, destacam-se pelo menos três, referente ao segundo, e último dia, do evento. A primeira envolve uma câmara com inteligência artificial integrada, que deverá ser implementada no Facebook, Instagram e Messenger. Esta câmara consegue compreender o ambiente que a envolve, reconhecer pessoas, locais e objectos. É também capaz de melhorar imagens e vídeos.

A segunda está relacionada com a realidade aumentada. O Facebook acredita num mundo em que esta tecnologia permitirá melhorar a visão e audição dos utilizadores. No entanto, para que possa ser utilizada em pleno, deverá representar uma experiência confortável, leve, eficiente em termos de energia e socialmente aceite. Segundo Michael Abrash, responsável pela divisão Oculus Research, ainda não atingimos esse patamar mas o Facebook está a trabalhar para isso, tendo indicado ser necessário pelo menos uma década para que a realidade aumentada atinja o seu potencial máximo.

O terceiro destaque vai para a comunicação silenciosa. O Facebook está a trabalhar num sistema que permite às pessoas digitar usando apenas o cérebro. Em teoria, será possível digitar 100 palavras por minuto, ou seja, cinco vezes mais rápido do que aquilo que acontece, hoje, com o smartphone.

Ainda no âmbito da comunicação silenciosa, o Facebook anunciou um projecto que ambiciona permitir ouvir através da pele. “Estamos a construir o hardware e software necessário para gerar linguagem através da pele”, refere em comunicado.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*