FCB traz primeiro Leão de Bronze para Portugal

A Clemenger BBDO Melbourne, da Austrália, conquistou o primeiro Grand Prix da edição deste ano dos Cannes Lions, na categoria “Health & Wellness”. O galardão foi entregue pelo trabalho “Meet Graham”, uma campanha de segurança rodoviária que mostra como teria que ser o corpo humano para sobreviver a acidentes de automóvel. As agências portuguesas também já se estrearam na lista de vencedores, com a FCB Lisboa a vencer um Leão de Bonze.

A campanha “Meet Graham” foi desenvolvida para a Transport Accident Commission (TAC), a entidade que é responsável por prestar auxílio às vítimas de acidentes rodoviários no estado de Victoria, na Austrália. A personagem disforme que protagoniza a campanha, apelidada de Graham, foi criada pela artista Patricia Piccinini, com a ajuda de um cirurgião e de um engenheiro.

De acordo com a Clemenger BBDO Melbourne, a ideia de criar o único “ser humano” capaz de suportar os traumas decorrentes de acidentes rodoviários pretende sensibilizar as pessoas para a vulnerabilidade dos seus próprios corpos. Para além do Grand Prix, o prémio máximo dos Cannes Lions, a campanha “Meet Graham” venceu ainda um Leão de Ouro, três Leões de Prata e um de Bronze.

Na categoria “Health & Wellness”, a FCB Lisboa venceu um Leão de Bronze, na sub-categoria de “Produtos e Dispositivos de venda livre”, com o spot radiofónico “Disclamer” para a marca de preservativos Harmony, do portefólio da Beiersdorf Portugal. A agência liderada por Edson Athayde integrou ainda a shortlist na sub-categoria de “Saúde Animal” com o projecto “The Furmacy” para a Cão Viver/Royal Canin.

Na mesma sub-categoria, também a Havas Portugal e a produtora Playground Films chegaram a shortlist com a campanha “Everybody Needs a Little Help Sometimes”, desenvolvida para a Animalife.

Entre os prémios entregues até ao momento, destaque ainda para o Grand Prix for Good, destinado a campanhas desenvolvidas para organizações sem fins lucrativos, e que foi entregue à McCann Health India e à McCann Worldgroup India pela campanha “Immunity Charm” desenvolvida para o Ministério da Saúde do Afeganistão.

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