Uma lente para a geração X

A Essilor concebeu uma lente específica para a chamada geração X. A nova lente foi concebida com o intuito de responder, de forma espontânea, à fluidez do olhar, sem que o utilizador tenha que ajustar a postura ou posição do pescoço ou cabeça.

A nova leste, apelidada Varilux X, é destinada à população nascida entre 1965 e 1979 (1,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo). O objectivo dos investigadores foi conciliar os conceitos de agilidade e espontaneidade da visão numa lente progressiva personalizada, que interpreta o movimento dos olhos do portador. “O resultado é uma lente “inteligente”, que acompanha os estímulos do olho e permite ver à distância de um braço (um perímetro de aproximadamente 40 a 70 cm), com nitidez, quase sem necessidade de adaptar a posição do pescoço, cabeça e a postura corporal à necessidade de leitura”, informa a marca em comunicado.

No processo de criação da nova lente progressiva, apelidada Varilux X, os investigadores desenvolveram a tecnologia Xtend®. Baseada no conceito de visão volumétrica, proporciona a visão nítida a diferentes distâncias na mesma direcção do olhar. Outra das novidades é a tecnologia NVB (Near Vision Behavior), que faz a análise do comportamento postural e visual na visão de perto. Com base nessa análise foi criada uma aplicação que permite a personalização das lentes na Óptica, de acordo com as características morfológicas de cada utilizador, utilizando um iPad.

A criação desta nova lente envolveu cientistas de várias áreas, ao longo de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento nos laboratórios da Essilor Internacional, em França. Segundo a Essilor, “este é o mais importante marco na história dos dispositivos oftálmicos desde a invenção das lentes progressivas, nos anos 50, por Bernard Maitenaz”.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*