5 tendências de e-commerce para 2018

Com o crescimento dos dispositivos móveis, massificação da inteligência artificial e mudanças nas gerações de consumidores, o comércio online está a mudar radicalmente. A Adweek reuniu cinco tendências a ter em atenção ao longo dos próximos 12 meses. Em comum todas a têm a vontade em deixar o cliente mais feliz.

1 – O consumidor em primeiro lugar. Personalização é uma das grandes tendências de 2018, seja em relação ao e-commerce, seja em qualquer outra área. O consumidor vai estar no centro das atenções das marcas, que tentarão adivinhar as suas necessidades, antecipar desejos e personalizar os serviços e produtos. Neste campo, a Inteligência Artificial desempenhará um papel fundamental, oferecendo recomendações, por exemplo;

2 – Mais lojas pop-up e melhor experiência de retalho. De acordo com a Adweek, o retalho ainda não morreu por completo, tendo encontrado novo fôlego em lojas pop-up, redes sociais e dispositivos da Internet das Coisas. Além disso, está a redesenhar a experiência que oferece, incluindo serviços como pontos de levantamento de encomendas e concierges;

3 – Olá, compra por voz. Uma das tendências para o próximo ano no que diz respeito a comércio electrónico passa pela utilização da voz para realizar compras. Objectos como Amazon Echo e Google Gome vão crescer em popularidade;

4 – O salto para a realidade aumentada. Jogos como Pokémon Go e marcas como Ikea mostraram, no ano passado, que o público está interessado nas possibilidades que a realidade aumentada oferece. Durante 2018, o comércio electrónico deverá prestar atenção a esta tecnologia, criando novas experiências de compra;

5 – O ano da diversidade chegou. Todas as histórias que foram sendo conhecidas ao longo de 2017 sobre assédio sexual e discriminação de género, entre outros, deverão ser o empurrão que faltava para este ser o ano da diversidade. Neste sentido, também o e-commerce deverá abraçar a diversidade e disponibilizar produtos para todos os tipos de pessoas.

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