Reservas de restaurantes durante a semana sobem 170%

O sábado à noite continua a ser o período preferido dos portugueses para uma refeição fora, mas as reservas de restaurantes para almoços e jantares de segunda a sexta-feira registaram um aumento de 170% no ano passado. Dados do TheFork, plataforma online de reservas, indicam ainda que as cozinhas portuguesa e japonesa foram as predilectas dos portugueses na hora de marcar mesa.

Além disso, os restaurantes com preço médio de 26 euros foram os mais reservados nos últimos 12 meses. Os consumidores nacionais mostram-se também cada vez mais adeptos dos dispositivos móveis: cerca de 78% das reservas online em restaurantes foram feitas através deste tipo de equipamentos.

Destaque ainda para o facto de as reservas não serem feitas com antecedência, uma vez que a maioria foi efectuada apenas duas horas antes do horário pretendido. Quanto ao tipo de refeição, nota-se uma preferência pelos almoços e jantares em família. Ainda assim, o TheFork aponta para um crescimento no número de utilizadores que fazem as suas refeições sozinhos: mais 40% do que em 2016.

Frade dos Mares (Lisboa), Il Giardinetto Ristorante (Lisboa), Cafeína (Porto), Laurentina – O Rei do Bacalhau (Lisboa) e Café Portugal by My Story Hotel Rossio (Lisboa) foram os restaurantes mais reservados online no ano passado.

O que nos espera em 2018?

O TheFork perguntou ao chef Lubjomir Stanisic as principais tendências para este ano e a resposta é: ligação directa da horta com o prato, sustentabilidade ambiental e retorno das carnes de caça. Também os fermentados, as bebidas naturais e kefirs serão tendência em 2018.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*