Dino Parque é inaugurado esta sexta-feira

É já na sexta-feira, dia 9, que o parque temático de dinossauros da Lourinhã, conhecida como a “Capital dos Dinossauros”, abre as portas ao público. Em exposição no Dino Parque vão estar cerca de 120 modelos de dinossauros à escala real.

Uma viagem no tempo a cerca de 400 milhões atrás. É esta a proposta que o Dino Parque tem para apresentar aos visitantes. A área principal do parque, que se afirma como “o maior museu ao ar livre de Portugal”, está divida em quatro percursos, que retratam outros tantos períodos da história da Terra: Devoniano, Triásico, Jurássico e Cretácico. Ao todo, são mais de dois quilómetros de percurso pedestre, inseridos num cenário natural.

Quanto aos dinossauros, são todos feitos em esferovite e revestidos a fibra de vidro, e medem entre 80 centímetros e 23 metros de comprimento. Os modelos presentes no parque retratam alguns dos mais famosos dinossauros que habitaram a face da Terra, como o Triceratops, Iguanodon, Pterossauro e, claro, o Tyrannosaurus Rex. Os visitantes poderão ainda ficar a conhecer alguns dos ícones da Lourinhã, nomeadamente o Lourinhasauros - o maior modelo presente no parque -, um herbívoro com 23 metros de comprimento e cinco toneladas, e o Lourinhanosauros, um carnívoro com cerca de oito metros de comprimento.

O Dino Parque, que é gerido pela empresa alemã Dinosaurier-Park International, alberga ainda um espaço museológico e um laboratório, ambos geridos pela GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, a entidade que tem na posse todos os achados arqueológicos da região. No exterior, existe um laboratório de experimentação pensado para as crianças, que ali poderão realizar diversas actividades, como recuperação e pesquisa de fósseis, caça ao tesouro, escavações de dinossauros, pesquisa em geodes de cristal e pintura de dinossauros, sempre acompanhadas por paleontólogos.

Ao longo do parque, há ainda várias zonas de descanso, um restaurante com um terraço coberto com lotação para 400 pessoas, bares de apoio, uma zona para piqueniques e um parque infantil. O preço dos bilhetes é de 9,50 euros para crianças, entre os quatro e os 12 anos, e 12,50 euros para jovens e adultos (há descontos para grupos).

Texto de Daniel Almeida

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*