Quando as marcas entram em cena

TemaCapaO product placement está a dar lugar a novas formas de ter as marcas dentro dos programas de ficção. Dolce Vita Tejo, Toyota e Santander são apenas alguns dos exemplos recentes que saltaram do mundo real para a ficção. E o AXN já permite ter marcas nacionais em séries como “Hannibal”

Texto de Maria João Lima

Se há uns anos era o product placement que reinava nas televisões portuguesas em programas de ficção, hoje o panorama está bem diferente. E colocar o produto a ser usado na cena já não é suficiente para as marcas. O que se quer agora é ter os actores a falar de marcas que fazem também parte da história.

O canal é indiferente. Está a acontecer nos generalistas, mas também no cabo.

Na novela portuguesa que a SIC transmite todas as noites, “Dancin’ Days”, parte da história decorre no Dolce Vita Tejo. «A aposta dos centros comerciais Dolce Vita numa estratégia de soft sponsoring surgiu da detecção de uma oportunidade para a afirmação do nosso posicionamento diferenciador em relação à concorrência, assente num conceito de centro comercial que vai mais além do que um simples espaço de compras; os Dolce Vita são também espaços de lazer, de bem-estar, para viver bons momentos na companhia da família e dos amigos», explica Duarte Cruz, Retail general manager da Retailgeste. «A presença na telenovela “Dancin’ Days” insere-se nesta estratégia, surgindo como uma oportunidade de levar até à casa de milhões de espectadores o ambiente descontraído, a arquitectura e decoração modernas e a oferta disponível no Dolce Vita Tejo, com uma mensagem mais simples, intuitiva e sem uma carga comercial tão evidente quando comparada com um anúncio publicitário», justifica Duarte Cruz, que recorda que o contacto da SIC e da SP Filmes para a participação do Dolce Vita Tejo como um dos cenários da novela “Dancin’ Days” acabou por surgir naturalmente, permitindo dar resposta a este objectivo.

 

Para ler o texto na íntegra, consulte a edição de Julho de 2013 da revista Marketeer.

 

 

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...