Eles mandam em empresas, em Espanha

Sim, Portugal está a exportar talento. Quadros de maior valor ocupam hoje diferentes lugares de topo em organizações multinacionais, num movimento de internacionalização que se tem vindo a tornar cada vez mais visível.

Há uns anos, não era comum ouvir falar-se de gestores portugueses a irem trabalhar para o estrangeiro. Embora sempre tenhamos sido um país de emigrantes, a saída de Portugal era essencialmente provocada por falta de oportunidades no País e não por oportunidades relacionadas com a evolução na carreira de quem ia para fora. Hoje, a diferença não é muita, no que diz respeito à falta de oportunidades em Portugal, mas temos vindo, também, a assistir a uma emigração mais sofisticada e relacionada com a progressão na carreira. O paradigma das carreiras nas multinacionais está a mudar, por via da dita globalização, mas não devemos esquecer que a evolução das metodologias de gestão do talento é também muito responsável por essa mobilidade.

Para ler o texto na íntegra, que é o tema de capa da Marketeer, consulte a edição de Novembro de 2014 da revista Marketeer.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...