Portugal tem a app de fotos “mais segura do mercado”

O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) garante que Portugal tem a aplicação de fotos "mais segura do mercado". Chama-se SafeCloud Photos e chega, hoje, aos telemóveis dos utilizadores.

O próprio nome dá logo pistas sobre a preocupação com a segurança mas resta saber como se materializa. De acordo com a instituição universitária que desenvolveu a aplicação, por cada foto guardada pelo utilizador são produzidos dois ou mais pedaços de informação que são, depois, espalhados por serviços diferentes de armazenamento online. Desta forma, os dados são invioláveis, promete o INESC TEC.

«Cada um dos pedaços em que a fotografia fica dividida não revela absolutamente nenhuma informação sobre a foto, que só pode ser acedida nos nossos dispositivos, pois apenas estes têm acesso simultâneo a todos os pedaços», resume Francisco Maia, investigador do Laboratório de Software Confiável (HASLab) do INESC TEC. O download da SafeCloud Photos é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Outras notícias

Comentar este artigo

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*