Um Gigante da gastronomia portuguesa

Sob as arcadas do Verride Palácio Santa Catarina - boutique hotel com 19 quartos, dos quais duas suites, designadas do Rei e da Rainha – nasceu o Criatura. Trata-se de um novo espaço, com as propostas gastronómicas do chef Bruno Carvalho,  assente na cozinha portuguesa com fortes influências dos territórios ultramarinos por onde os descobridores passaram. «Somos portugueses e queremos fomentar a cozinha portuguesa», assegura o chef que acrescenta que à cozinha portuguesa juntaram algumas das influências que chegaram ao território nacional por via das trocas culturais que o povo português foi fazendo ao longo dos séculos.

O nome Criatura é inspirado no gigante da mitologia greco-romana que n’Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, representa as tormentas que ocorrem onde o Atlântico e o Índico confluem. Ou não estivesse o Verride Palácio Santa Catarina instalado em pleno largo do Adamastor, com uma deslumbrante vista sobre Lisboa.

À sala principal com 60 lugares junta-se a mezzanine, para 20 comensais, e a esplanada. À entrada os clientes encontram o bar que conta com uma sala com 20 lugares para quem queira apenas petiscar ou beber um copo. Isto porque o espaço está aberto de terça a sábado, das 12h às 00h. Ou seja, se é pessoa para querer uma refeição às 16 ou 17 horas, este é o espaço certo para si. Ainda que a carta não esteja toda disponível a essa hora, poderá optar por uma oferta de 12 petiscos entre os quais encontrará tábuas de queijos ou de enchidos, croquetes de leitão, camarão com malagueta e alho, pica-pau de novilho ou moelas à moda de Lisboa. Poderá ainda optar pela salada de lentilhas com requeijão e citrinos ou pela tempura de caranguejo de casca mole com wakami e pepino.

Nas horas ditas convencionais, a escolha não é menos tentadora: bacalhau confitado com grão e pak choi, polvo à lagareiro e robalo com puré de batata e alho francês são as opções nos peixes que se juntam à posta mirandesa com batata frita e grelos, costela de novilho asiática com polenta e shitake e barriga de porco a baixa temperatura com cenoura e molho de pimenta, nas carnes.

Nas sobremesas, atesto que não há uma que não apeteça repetir. A não perder é o bolo de chocolate que rivaliza com o leite creme e o pudim Abade de Priscos. Não sabemos mesmo qual escolher portanto o melhor é ir com companhia e partilharem…

O restaurante tem um menu executivo de almoço, que muda mensalmente, com pratos fixos a cada dia da semana. Inclui entrada, prato principal, sobremesa e um copo de vinho ou água, por 15€.

Nas paredes do Criatura é possível contemplar a colecção Portrait, da fotógrafa Bridget Jones - que integra a colecção privada de Joe Berardo -, que inclui trabalhos com os actores Anthony Hopkins e Kevin Spacey, bem como anónimos retratados a preto e branco.

Texto de Maria João Lima

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Comentar este artigo

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

*