Já conhece o shopper 5.0?

Sem grandes surpresas, o novo consumidor é altamente digital, sendo que 78% considera mesmo que a tecnologia torna a vida mais fácil. Mas este é apenas um dos aspectos do shopper 5.0, terminologia criada pela Ipsos para descrever uma nova geração de compradores.

De acordo com a Ipsos, tendo por base informações reportadas pelo site Marketing News, o shopper 5.0 percebe apenas de experiências. Não distingue canais e espera, por isso, que comprar numa loja física seja igual a comprar online, por exemplo. Além disso, espera ser surpreendido pelas marcas.

Existe uma nova dimensão de infinitude, que implica disponibilidade a 100% para responder a todas as dúvidas e potencias problemas. As marcas devem pôr os intermediários de lado e falar directamente com cada consumidor, adaptando o discurso à sua linguagem e forma de estar.

No que diz respeito ao eventual fim das lojas físicas, a Ipsos considera que se trata de um mito. Tal como o vídeo não matou as estrelas de rádio, o digital também não irá ditar o encerramento de todos os estabelecimentos. Porém, é urgente uma mudança.

Os consumidores continuam a gostar de experimentar os produtos, vê-los ao vivo e a cores e, assim, decidir se querem ou não avançar com a compra. Anseiam, contudo, por novos formatos e conceitos, nomeadamente modelos que combinem experiências online e offline, realidade virtual e realidade aumentada.

Uma das grandes tendências parece ser o showrooming, ou seja, espaços em que as marcas somente expõem os seus artigos, deixando a aquisição para plataformas online. Os pedidos até podem ser realizados na loja mas os artigos apenas chegarão ao cliente pelo correio ou transportadora. Exemplo disso é a pop-up que a Parfois abriu em Xangai.

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