Sabe qual é a opção de eleição dos praticantes de exercício físico?

Entre aqueles que optam por praticar actividade física, verifica-se que 60% privilegiam o ginásio como espaço de treino, em detrimento de locais ao ar livre ou da própria casa.

Apesar de muitas vezes o ginásio ser a opção mais dispendiosa, é aquela que mais contribui para satisfazer motivações sociais, já que facilita o contacto com outras pessoas e ajuda a estabelecer relações sociais. Homens, jovens e de estratos sociais mais elevados, são o público que mais frequenta estes espaços.

Os inquiridos que frequentam ginásios afirmam despender entre 20€ a 40€ na mensalidade do ginásio, mas este valor parece justificar o acompanhamento de profissionais, nomeadamente através de treinadores personalizados. Para além disso, a oferta abrangente dos espaços especializados por diferentes actividades e modalidades contribui para manter os níveis de motivação, factor essencial para quem pratica exercício físico. E se 60% do total de praticantes de actividades físicas prefere os ginásios para a sua rotina de treino, é de notar que a grande maioria dos seus frequentadores usufrui de rendimentos mais elevados. Isto porque 95% do total de praticantes de exercício físico neste formato tem como origem as classes sociais média e alta.

Embora o total de praticantes de exercício físico que afirmam treinar no exterior não ultrapasse os 44%, surgem cada vez mais espaços que oferecem treinos personalizados, os quais, para além de exercícios indoor, incluem actividades ao ar livre. Ainda assim, esta alternativa ainda não atinge uma expressão significativa, sobretudo quando comparada com os ginásios. De mencionar que 5% dos inquiridos assumem praticar exercício, tanto ao livre, como num ginásio. A actividade física praticada em casa é residual e (1%, o mesmo valor daqueles que aproveitam os tutoriais veiculados pelas redes sociais para o efeito), isto comparativamente com espaços próprios para a prática de exercício.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest