Por horas, ainda vai a tempo do Lisbon Bar Show

É o maior evento em Portugal na área do bar e cocktails e começa a ganhar notoriedade lá fora. Em cinco anos, o Lisbon Bar Show conquistou marcas e visitantes, que chegaram aos cinco mil na edição passada. Hoje, no último dia no Convento do Beato, o evento criado por Alberto Pires mostra que é possível continuar a fazer diferente. Por isso, já este ano quis bater o recorde para o Guinness da maior prova comentada de vinho do Porto, para mais de 200 pessoas.

Alberto Pires é barman e responsável por um catering com 12 anos. Por isso, desde há anos que visita as maiores feiras do sector, pelo mundo! Em 2013, e depois de ter ido conhecer uma feira de gins organizada em Leiria, percebe que estão lá os maiores profissionais de Lisboa. Ou seja, que há espaço e potencial. No primeiro ano, tenta fazer uma feira um pouco à semelhança do que tinha visto lá fora, mas de forma controlada. Todos os expositores cabiam confortavelmente nos 800 m2 do Pavilhão de Exposições de Agronomia.

Depois, entendeu dar o salto. Até hoje e será para continuar. Tem apostado no melhor cá de dentro e de fora. Viaja e visita espaços numa incansável procura de oferta diferenciada. O que explica por que é que por esta edição do Lisbon bar Show passaram nomes como Simone Caporale  considerado o Internacional Bartender of the Year em 2014 e uma das maiores referências da área a nível mundial; Alex Kratena, um dos mais reconhecidos nomes na área; Erik Lorincz, headbartender daquele que é considerado o melhor bar do mundo pela World's 50 Best Bars, Savoy, em Londres; Naren Young do Cafe Dante, em Nova Iorque, considerado o 16.º melhor bar do mundo; Philip Duff, director de educação do maior evento de cocktails a nível internacional, Tales of the Cocktail; Márcio Silva, distinguido enquanto Bartender do Ano pela revista Veja e um dos proprietários do bar Guilhotina, em São Paulo; Roman Foltan e Carla Soares, respectivamente chefe de bar e chefe de sala do Atlas Bar, em Singapura, considerado pela World's 50 Best Bars um dos melhores bares do mundo; ou Fabio la Pietra, responsável pelo bar SubAstor, São Paulo, e considerado um dos melhores bartenders do Brasil.

Pelo espaço do Lisbon Bar Show houve ainda tempo para seminários e workshops para ensinar novas técnicas, tendências e novidades da indústria com alguns bartenders internacionais.

Além dos mais de 100 expositores, workshops, seminários e concursos de cocktails, o Lisbon Bar Show entrega, todos os anos, os Prémios LBS, votados por um painel de jurados especializado na área. Será hoje, às 20h15, que serão então revelados os vencedores dos Prémios LBS, que destacam os melhores da área a nível nacional nas seguintes categorias: Produto do Ano, Melhor Carta de Bar, Melhor Bar de Hotel, Melhor Equipa de Bar, Melhor Bar, Melhor Bartender, Melhor Barmaid, Melhor Bartender Português Internacional, Melhor Cocktail, Melhor Embaixador da Marca.

Antes disso, e já às 15h20 há a apresentação do chef Leonel Pereira e de Simone Caporale às 18h50, distinguido como Bartender of the Year, em 2014.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest