Coming Soon assegura que os padres também são nerds

Para comunicar a segunda edição do Festival Bang, um evento totalmente dedicado à cultura pop, à banda desenhada e à literatura fantástica, é lançado esta semana o filme “Padre”. Criado pela dupla Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, o anúncio pretende apelar directamente ao coração dos fãs do género.

«Quando fomos desafiados pelo Luís Corte Real (da editora Saída de Emergência) a criar a campanha para um festival totalmente dedicado à cultura nerd, sentimos o peso da responsabilidade», explica Marcelo Lourenço. E acrescenta: «Na nossa agência, formada por enquanto por apenas duas pessoas, podemos dizer que 100% da empresa conhece muito bem o público-alvo. Afinal, eu e o Bexiga somos o público-alvo.»

Aliás, Marcelo Lourenço lembra que Luís Corte Real, ex-criativo que trabalhou na Lintas e na Leo Burnett, teve a felicidade (e o faro) de perceber o potencial da série "A Guerra dos Tronos" muito antes de toda a gente. «Ele foi o primeiro editor a comprar os direitos da série para a língua portuguesa», recorda. E o briefing passado à Coming Soon (sim, é este o nome da nova agência de Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga) passava por a campanha do festival falar com todos os nerds de Portugal.

«O nosso insight - e baseado na minha própria experiência como fã de cinema e BD - foi que antigamente a palavra "nerd" era uma ofensa. Ser chamado de "geek" era algo horrível. Hoje é um elogio, toda a gente quer ser o Steve Jobs ou o Bill Gates. Até Obama admitiu que sempre foi um "trekkie" (o nome que se dá aos fãs de Star Trek) e uma das séries de maior sucesso da TV é "A Teoria do Big Bang", sem falar na ascensão dos filmes da Marvel e a volta em grande da saga Star Wars», enumera. Ou seja, ser nerd agora é para toda a gente. «Daí o nosso insight: hoje qualquer um pode ser um nerd. O seu advogado, o meu médico, a professora dos nossos filhos, a vizinha, os nossos clientes, toda, toda a gente… incluindo um padre!»

O seu dupla, Pedro Bexiga, criativo e co-autor da campanha, lembra que «o trabalho da Show-Off foi decisivo. O Alexandre Montenegro, além de ser um grande realizador, também é um nerd de primeira grandeza. E essa paixão pelo género partilhada por toda a equipa, sente-se claramente na qualidade final do anúncio».

O Festival Bang será realizado no Pavilhão Carlos Lopes (Lisboa) no dia 27 de Outubro. Entre as várias atracções, vai trazer a Portugal para um debate e uma sessão de autógrafos a escritora americana Robin Hobb, um dos grandes nomes da literatura fantástica e vencedora do Prêmio Gemmell Legend Award 2018.

Veja aqui o vídeo da campanha.

Recomendar
  • gplus
  • pinterest

Outras notícias