Big Smart Cities revela vencedores

O primeiro microinversor do mundo concebido para ligar um sistema fotovoltaico directamente a uma tomada valeu à BeOn o título de grande vencedora da mais recente edição do Big Smart Cities. Na prática, a solução desta startup criada por dois alunos do Instituto Superior Técnico permite converter energia solar em energia eléctrica.

Promovido pela Vodafone em parceria com a Ericsson, o concurso atribui 10 mil euros ao primeiro classificado, bem como incubação no Vodafone Power Lab. Além disso, tanto a BeOn como os restantes projectos reconhecidos poderão testar as suas ideias no município de Cascais.

As restantes propostas premiadas são a Parkio, SkinSoul e Nimest. A primeira conquistou o Big 5G Winner graças a uma aplicação que permite ligar vários dispositivos em diferentes veículos e gerir, a partir dos dados recolhidos, os lugares de um parque de estacionamento. A SkinSoul, por seu turno, recebeu uma menção honrosa com a sua tecnologia de detecção e prevenção de cancro da pele.

Por fim, a Nimest recebeu o Prémio do Público por ter desenvolvido um assistente de viagem inteligente, que acompanha os turistas ao mesmo tempo que lhes mostra, através de realidade aumentada, figuras histórias das cidades por onde passam.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...