Quem liderou o investimento publicitário em 2018?

No ano passado, Unilever, Fuel e OMD foram rainhas no que ao investimento publicitário diz respeito. Os dados do MediaMonitor, da Marktest, referentes aos últimos 12 meses revelam quais as empresas e agências líderes no mercado português.

Na lista dos maiores anunciantes, a Unilever Fima surge em destaque, ultrapassando o segundo lugar por cerca de 100 milhões de euros. A dona de marcas como Dove, Knorr, Lipton e Skip fechou 2018 com um investimento em publicidade na ordem dos 395,9 milhões de euros. A Altice Portugal surge logo depois com cerca de 294,7 milhões de euros investidos.

Nos Comunicações (235,9 milhões de euros). Modelo Continente (229,1 milhões de euros) e Procter & Gamble (222,5 milhões de euros) são as empresas que se seguem.

Passando para as agências de publicidade, a Fuel leva o título de agência com maiores níveis de investimento, tendo atingido os 314,9 milhões de euros. A posição seguinte é ocupada pela Havas Worldwide com 613,9 milhões de euros. Seguem-se Y&R (512,3 milhões de euros), Partners (506,9 milhões de euros) e J. Walter Thompson (501,4 milhões de euros).

Por fim, o MediaMonitor indica que a OMD foi a agência de meios que maior investimento publicitário registou: 1,09 mil milhões de euros. A Wavemaker também conseguiu ultrapassar a fasquia dos mil milhões, tendo ficado apenas ligeiramente atrás da OMD: chegou aos 1,06 mil milhões de euros.

O top 5 é completado pela Initiative (898,3 milhões de euros), Arena (862,3 milhões de euros) e Carat (815,7 milhões de euros).

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...