Josefinas alerta para violência doméstica com t-shirts

A Josefinas é uma marca de calçado mas a mais recente colecção não é para calçar, mas sim vestir. A insígnia portuguesa juntou-se à Coming Soon, agência criada por Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, para desenvolver uma campanha especial de alerta para a violência doméstica.

O resultado é “Collections”, uma colecção de t-shirts desenhada pela ilustradora inglesa Jacqueline Bissett que coloca em evidência algumas das desculpas mais utilizadas para justificar as marcas no corpo de uma mulher: fui contra uma porta ou caí das escadas, por exemplo.

As t-shirts têm lançamento marcado para a Semana da Moda de Nova Iorque, a decorrer até ao próximo dia 16. A escolha desta data não é por acaso, uma vez que o objectivo é promover a mudança e unir a indústria da moda em torno do problema da violência doméstica.

«Cada t-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica e é um espelho das histórias de milhares de mulheres. A violência doméstica pode acontecer a qualquer uma de nós e é importante, fundamental diria, falarmos sobre este flagelo», afirma Maria Cunha, CEO da Josefinas. «Ao usarmos esta t-shirt estamos a dizer que a violência doméstica não pode ser encoberta!», acrescenta a responsável.

Marcelo Loureço e Pedro Bexiga, por seu turno, sublinham como quiseram retratar o problema através da linguagem e iconografia do mundo da moda. «Sendo um crime que continua a acontecer dentro de quatro paredes, com milhares de mulheres a sofrerem em silêncio, decidimos ilustrar as desculpas mais usadas pelas vítimas para explicarem às suas famílias e amigos os ferimentos e as nódoas negras que surgem», conta a dupla.

Sobre a parceria, os dois criativos acrescentam que a Coming Soon e a Josefinas têm duas coisas em comum: são empreendedores e preocupam-se com causas sociais. «Dai ser um fit perfeito entre a agência e a marca.»

Cada t-shirt custa 79 euros e estão disponíveis em exclusivo na loja online da Josefinas. O montante angariado pela venda das t-shirts destina-se às Casas de Abrigo da APAV.

josefinas tshirt imagem

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...