Consentimento sexual explicado com cenas do quotidiano

A polícia de Norfolk e Suffolk, em Inglaterra, está a recorrer a cenários do quotidiano para mostrar a importância do consentimento, especialmente em contexto sexual. Sob o mote “#ThisIsNotConsent”, a campanha é composta por pequenos filmes exibidos nas Instagram Stories, entre outras plataformas online.

O objectivo é mostrar como a força e as ameaças podem transformar uma situação potencialmente agradável num verdadeiro pesadelo – abusivo e até ilegal. O primeiro filme começa por mostrar um casal a regressar a casa com uma pizza, mas depressa muda de tom: o rapaz obriga a namorada já inconsciente a comer pizza contra a sua vontade.

Na legenda, a polícia explica que se alguém está inconsciente, a dormir ou incapaz de comunicar, então, não deu consentimento. As declinações seguintes da campanha vão desde uma mulher a obrigar o marido a beber sumo de laranja a um homem a ter de vestir uma camisola.

Segundo o site britânico Campaign, a campanha dirige-se a jovens entre os 13 e os 25 anos e está a ser divulgada tanto nas redes sociais como em apresentações em escolas.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...