76% dos portugueses tem medo de comprar online

Em Portugal, 76% dos consumidores receia que os seus dados pessoais caiam nas mãos erradas quando compram online. Trata-se de um valor significativamente acima da média europeia de 51%, de acordo com o “European Consumer Payment Report” da Intrum, empresa especializada em serviços de gestão de crédito.

O relatório, revelado a propósito da celebração do Dia Mundial da Internet, indica que o comportamento dos portugueses é, porém, contraditório. Apesar de estarem preocupados com a privacidade dos seus dados, 44% dos inquiridos pela Intrum raramente lê os termos e condições quando compra online. Também neste caso, é uma percentagem superior à média europeia, que se situa nos 39%.

Quanto às principais preocupações dos portugueses quando encomendam produtos online num país estrangeiro, o relatório aponta para incerteza sobre a qualidade dos artigos (59%) e possibilidade de poderem ser pirateados ou não originais (52%). Além disso, mais de metade prefere comprar a um fornecedor português.

No entanto, quando isso não é possível, 62% escolhe comprar online noutro país da Europa, 60% opta pela China e 30% pelos EUA. Há ainda quem não equacione sequer a hipótese de encomendar a vendedores de outros países (48%).

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...