Como está a evoluir o turismo em Portugal

Para onde caminha o turismo? Esta e outras questões estiveram em debate no pequeno-almoço dedicado ao universo do sector, que teve lugar no Hotel Dom Pedro Lisboa.

Texto de Sandra M. Pinto

Foto de Paulo Alexandrino

De acordo com os dados revelados no relatório World Travel & Tourism Council (WTTC), relativo ao ano de 2018, o sector do turismo teve um impacto directo estimado de 14,3 mil milhões de euros na economia portuguesa, sendo que a projecção é a de que este ano esse valor chegue aos 15 mil milhões de euros. No mesmo relatório pode ler-se que o sector cresceu 8,1% em 2018, obtendo assim a maior taxa entre os países da União Europeia.

Os valores revelados incluem os impactos directos, indirectos e induzidos que o turismo tem na economia nacional. Nos impactos indirectos, incluem-se os investimentos efectuados no sector, enquanto os induzidos referem-se às despesas dos trabalhadores. Relativamente à economia, o contributo total estimado das actividades turísticas foi de 19,1%. Simultaneamente, a Organização Mundial de Turismo estima que o número de turistas internacionais tenha chegado aos 1.4 mil milhões em 2018, superando as previsões para 2020 dois anos mais cedo. Como encaram os players todos estes números e que implicações têm eles no desenvolvimento dos respectivos negócios?

Este e outros temas serviram de base ao pequeno-almoço que teve lugar no Hotel Dom Pedro Lisboa, e onde estiveram presentes: Albertina Martins (Head of Brand Activation & Licencing da TAP Air Portugal), Francisco Paixão (Regional Marketing Representative Turkish Airlines), Gilda Luís (Marketing, CRM & Loyalty Director Pestana Hotel Group), João Pinto Coelho (director de Vendas e Marketing do grupo Onyria Golf Resorts), Margarida Blattmann (directora de Marketing da Wamos Portugal), Paulo Monge (director de Vendas Sana Hotels), Pedro Capitão (CEO do negócio de hotelaria da Sonae Capital) e Pedro Ribeiro (director Comercial – Portugal e Brasil – Dom Pedro Hotels & Golf Collection).

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Maio de 2019 da revista Marketeer.

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