Google compra Motorola Mobility por 12,5 milhões de dólares

goole-motorola-finalA Google deu ontem um passo que promete agitar o mercado de telecomunicações móveis – cenário onde tem travado batalhas face a empresas como Apple, Nokia, Microsoft e RIM, fabricante da Blackberry. A gigante tecnológica converter-se-á. também ela, em fabricante de dispositivos móveis, depois de ter chegado a um acordo para a compra da americana Motorola Mobility, por 12.500 milhões de dólares (cerca de 8.700 milhões de euros), noticia o Cinco Días.

O motor de pesquisa pagará 40 dólares (aproximadamente 28 euros) por cada acção da Motorola, valor que se pode comparar aos 24,47 dólares com que a Motorola Mobility encerrou a sessão de sexta-feira. O prémio surge, assim, fixado em 63%.

A compra da Motorola Mobility assume-se como a maior aquisição da história da Google. Até agora, a maior operação de aquisição do motor de pesquisa havia sido a compra da empresa de publicidade online DoubleClick, pela qual pagou 3.100 milhões de dólares, em Março de 2008. Recorde-se que do historial da tecnológica faz também parte a aquisição do YouTube, em Novembro de 2006, por 1.650 milhões de dólares e da dMarc Broadcasting, em Fevereiro desse mesmo ano, por 1.230 milhões de dólares.

Na última década e numa fase anterior à compra da Motorola Mobility, a Google foi protagonista de mais de uma centena de aquisições, às quais destinou mais de 100 mil milhões de dólares (cerca de 69.443 milhões de euros).

A compra da Motorola Mobility fará da Google o oitavo fabricante mundial de telemóveis. De facto, ao poder fabricar dispositivos móveis, a Google fará concorrência cerrada à Apple, com o seu iPhone. Empresa que já é, aliás, sua rival na área de sistemas operativos para smartphones e de aplicações móveis.

É ainda uma incógnita a forma como a Google conciliará a Motorola Mobility com o seu sistema operativo para smartphones Android. De referir que a Motorola Mobility é um dos principais parceiros do Android, tendo a Motorola apostado neste sistema para a revitalização do seu negócio móvel.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Sabe quantos portugueses querem mudar de emprego?
Automonitor
Alpine A110S é uma versão ainda mais exclusiva