Lexus: criatividade artificial

A campanha da Lexus para promover o novo modelo ES contou com uma ajuda especial para a componente criativa. Com recurso à Inteligência Artificial para a produção do guião, a marca japonesa limitou-se a materializa-lo, através do realizador Kevin Macdonald.

Texto de Rafael Paiva Reis, em Londres

Há anos que a Inteligência Artificial (IA) é utilizada por várias marcas, aplicando-a ao retalho, à relação com os clientes, ou até para facilitar em pagamentos. A Lexus resolveu alocá-la à criatividade, tendo utilizado a IA para escrever o guião da sua última campanha de comunicação.

O mais recente modelo da marca, o ES, utiliza IA em cada viagem, para situações como pré-colisão, identificação de veículos, bicicletas e pedestres, imobilizando a viatura. Também analisa variáveis como a temperatura facial do condutor, ajustando a climatização do habitáculo com base na mesma. «Uma vez que o ES utiliza Inteligência Artificial, questionámo-nos se seria possível utilizar esta tecnologia como base para a promoção do modelo. Enquanto comunicadores, não tínhamos ainda visto a IA a ser aplicada num plano criativo», afirma Michael Tripp, general manager da Comunicação da Lexus para a Europa.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Dezembro de 2018 da revista Marketeer.

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