Marca própria convence 96% dos clientes Continente

No último ano, 96% dos clientes do Continente compraram pelo menos um produto das marcas próprias da insígnia e quatro em cada dez produtos vendidos, na área alimentar, foram das marcas do Continente. Os dados foram hoje revelados, num encontro com jornalistas, por Ana Amaral, responsável de sourcing e procurement do Continente.

Se é verdade que, há 26 anos, a Sonae começou por focar na construção de uma oferta competitiva, à base de produtos essenciais para as famílias portuguesas, «à medida que os anos foram passando e as necessidades dos consumidores foram evoluindo, a marca foi-se ajustando, alargando a gama e investindo cada vez mais na qualidade, na diversidade e na inovação dos seus produtos, sempre aos preços mais competitivos», salienta Ana Amaral.

E os números atestam a importância que o Continente dá às suas marcas próprias. Só este ano o Continente já lançou cerca de 300 artigos novos (entre cinco e seis novos por semana), o que somado aos já existentes (e subtraindo os descontinuados) dá um total de 4.000 produtos de marca própria.

Pedro Bruno, director das marcas próprias do Continente, faz questão de sublinhar que mais de 60% das unidades vendidas são produzidas em fábricas portuguesas. E são dados alguns exemplos dos consumos deste ano (até ao final do mês de Setembro) para que não restem dúvidas: 90% do leite vendido é nacional; foram vendidos mais de 100 milhões de iogurtes feitos com leite nacional; 100% das cápsulas de café (Continente e Seleção), gel de banho, sabonetes líquidos, molhos de mesa e batatas fritas são produzidos em Portugal; 99% das conservas de peixe vendidas são produzidas em fábricas portuguesas; e mais de 78% das massas e farináceos adquiridos foram produzidos em fábricas portuguesas.

Os restantes produtos de marca própria Continente – representando 40% das unidades vendidas – tem origens díspares sendo que o Continente privilegia a proximidade. Daí que Espanha seja, depois de Portugal, o maior mercado de origem dos produtos de marca própria, representando 15 a 20% do total. «Temos parceiros de longo prazo, alguns há 26 anos.»

Recorde-se que, em 2017, a marca reviu a linha visual das suas referências de marca própria, reorganizando a sua arquitectura. Actualmente a Sonae MC apresenta as marcas Continente, É, Continente Seleção (cerca de 100 referências de produtos), Continente Equilíbrio (200 referências presentes em mais de 20 categorias) e Continente Bio (50 artigos em diversas categorias). A marca Continente, que representa o cabaz regular de compras, é a mais forte das marcas próprias sendo responsável por 80% dessas vendas. A gama de entrada É responde por cerca de 10%, ao passo que a Continente Seleção reúne entre 3 e 4% e a Equilíbrio 2%. «Na Bio temos uma pipeline de inovação muito grande a preço democrático», garante Catarina Aleixo, directora de qualidade das marcas próprias do Continente.

No total, as marcas próprias pesam cerca de 30% do volume de negócios total do Continente, ao nível do que acontece no País, assegura Pedro Bruno, relembrando que Portugal é um dos 5 países do mundo onde a marca própria é mais competitiva em volume.

No entanto o mesmo responsável garante que a entrada do Mercadona no mercado português no próximo ano não está a alterar procedimentos. «Estamos atentos à entrada do concorrente, ma continuamos a trilhar o nosso caminho respeitando os novos concorrentes e os que já cá estão.»

Texto de Maria João Lima

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