Promoções geram menos idas às compras

160425004_rsA Kantar World Panel apresentou o resultado das primeiras 20 semanas do consumo em Portugal, tendo apurado que o consumidor nacional vai menos vezes às compras de forma a aproveitar as promoções.

Segundo este estudo da Kantar – empresa analista de consumer knowledge e insights baseados em painéis contínuos de consumidores – aponta uma redução da frequência de compra em cerca de 4%, uma inversão face ao registado em 2013. A Kantar justifica este facto devido ao aumento da pressão promocional no início do ano, que levou o comprador a fazer compras com cestas maiores, indo menos vezes aos estabelecimentos. A empresa adianta que as vendas com promoção atingem um peso de 19% de todo o mercado “FMCG Sem Frescos” e que o nível de desconto médio obtido pelos compradores se cifrou nos 24% (foram apenas consideradas as promoções presentes em folhetos). Neste mercado “FMCG Sem Frescos”, o valor bruto regrediu 1,7%, mas a Kantar Worldpanel afirma conseguir retirar o valor promocional a este mercado e concluir que a queda do valor (descontando o valor das promoções) foi de 2,1%.

No que diz respeito às tendências do consumidor no início deste ano, a Kantar revela que o grupo de compradores mais fiéis às promoções – aqueles que dedicam mais de 55% do seu orçamento a produtos que se encontram em promoção – apresentou uma redução da frequência de compra em cerca de 20,9%, face a igual período do ano passado.

Como dados finais, a Kantar revelou que o consumo no “Total FMCG” registou um aumento em volume consumido pelos lares, na ordem de 1,1%, mas a um preço menor, uma vez que o valor global caiu 2,1%.

 

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