«Temos a oportunidade de inspirar e ajudar os clientes»

No âmbito da campanha “Um mundo melhor começa em casa”, a IKEA vai promover, nos dias 25 e 26 deste mês, workshops sobre temas como “Casa consciente”, “Brincar por um mundo melhor” e “Desafio da reciclagem”. As formações destinam-se a adultos e crianças e são gratuitas, apesar de exclusivas para membros IKEA Family. No mesmo fim-de-semana, a marca sueca vai abrir os parques de estacionamento das suas cinco lojas em Portugal para uma venda de artigos de decoração em segunda mão denominada Bazar IKEA.

O fim-de-semana inteiramente dedicado à sustentabilidade foi o mote para uma conversa entre a Marketeer e Helena Gouveia, directora de Marketing da IKEA Portugal.

HelenaGouveia

Em que estado estão os portugueses no que respeita às atitudes sustentáveis?

Enquanto especialistas na vida em casa e inspirados na nossa visão de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas, recentemente a IKEA conduziu um estudo (Climate Action Report 2018) que procurava perceber como as pessoas encaram a sustentabilidade no seu dia-a-dia, em 14 países do mundo.

De forma geral, o que percebemos é que apesar da preocupação com a sustentabilidade do planeta, as pessoas não sentem clareza em relação aos comportamentos que podem ter e não percebem na totalidade os benefícios desses mesmos comportamentos.

Desde que a IKEA chegou a Portugal, temos visto uma grande evolução na forma como as famílias pensam e integram a sustentabilidade e responsabilidade ambiental no seu dia-a-dia. Sabemos que a maioria das pessoas está desperta e curiosa em relação ao tema, fazendo cada vez mais por um estilo de vida sustentável, mesmo que isso implique abdicar de alguma conveniência. Contudo, as pessoas sentem ainda necessidade de mais informação e conhecimento.

É com base nestes insights que desenvolvemos as soluções de mobiliário e decoração para a casa na IKEA. No âmbito da nossa estratégia de sustentabilidade, temos a ambição de inspirar e ajudar mil milhões de pessoas, em todo o mundo, a viverem uma vida mais saudável e sustentável em casa, dentro dos limites do planeta. Este compromisso está na base da mais recente campanha IKEA “um mundo melhor começa em casa”, para celebrar os comportamentos, mesmo os mais simples, que já fazem parte do dia-a-dia para o consumo responsável de recursos e a economia familiar.

Que diferenças face ao resto da Europa?

A sustentabilidade do planeta e a importância da consciência ambiental são questões mundiais, que estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas. Contudo, percebemos que o envolvimento e ligação emocional com o tema da sustentabilidade e das alterações climáticas, em particular, depende do contexto e circunstâncias na região onde se vive, da exposição a políticas pouco sustentáveis e respectivas consequências. Em países como a Índia, por exemplo, devido aos índices de poluição elevados e consequências no dia-a-dia, as pessoas estão mais alerta e preocupadas com estes temas.

No caso dos portugueses, normalmente assumem a responsabilidade de contribuir para a sustentabilidade do ambiente. Inclusivamente, a energia doméstica é a área onde sentem que estão a fazer mais mudanças: 83% das pessoas compra lâmpadas LED, por exemplo. Por outro lado, aqui a média de pessoas que faz separação de resíduos e reciclagem é mais baixa do que noutros países.

São estes comportamentos e soluções simples e acessíveis que podem ter um impacto positivo no nosso dia-a-dia e no planeta que a IKEA quer celebrar, com a campanha “Um mundo melhor começa em casa”. Tanto nas nossas lojas físicas e online, como através e conteúdos pedagógicos e inspiracionais, com um plano de meios paid, owned e earned queremos incentivar e motivar hábitos de reciclagem, melhorar a eficiência e reduzir o consumo energético, reduzir o desperdício de água e melhorar a conservação e diminuir ou reduzir o desperdício de alimentos, destacando assim a importância do consumo consciente e responsável.

Quais os motivos que levaram a IKEA a sentir necessidade de intervir nesta temática?

A sustentabilidade é transversal a toda a cadeia de valor da IKEA e faz parte da nossa forma de trabalhar. Acreditamos que é um factor determinante para nos ajudar a melhorar continuamente o nosso negócio e dar vida à nossa visão de criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas.

Hoje sabemos que cada vez mais pessoas estão despertas e conscientes para a importância de desenvolvermos comportamentos sustentáveis, reduzindo a pegada ecológica e o impacto ambiental. Apesar disso, os nossos clientes dizem-nos que não conhecem e não percebem o impacto real das acções que podem fazer em casa. Enquanto marca global e especialistas na vida em casa, através das nossas soluções simples e acessíveis, na IKEA temos a oportunidade de inspirar e ajudar os clientes a ter uma vida em casa mais amiga do planeta e da carteira.

Quais os motivos para a escolha de cada uma das influenciadoras para esta campanha em específico?

Para nós, na IKEA, a “casa” é um sítio muito especial. Por isso, compreendermos a vida das pessoas em casa é o começo mais natural para qualquer projecto. Com base no que descobrimos sobre as expectativas sobre a vida em casa e as necessidades de informação que os nossos clientes partilham, desenvolvemos a campanha IKEA “um mundo melhor começa em casa” em que o conteúdo foi essencialmente focado em ideias de soluções e dicas, simples e acessíveis à maioria das pessoas, para uma vida mais sustentável em casa.

Neste sentido, desafiámos quatro influenciadoras, que têm afinidade com a marca IKEA, com os nossos valores e com o tema da sustentabilidade – Joana Joes, Bibá Pitta, Catarina Gouveia e Vanda Miranda -, a tornarem as suas casas mais sustentáveis em áreas diferentes: reciclagem e reutilização, eficiência e redução do consumo energético, redução do desperdício alimentar e poupança de água, respectivamente.

Naturalmente, esta colaboração foi alimentada pela activação das nossas lojas, online e dos canais de comunicação IKEA, onde procurámos destacar conteúdo informativo e inspiracional sobre comportamentos sustentáveis em casa.

Quais os resultados até ao momento?

A campanha “Um mundo melhor começa em casa” vai decorrer até 26 de Maio e vamos celebrar o final desta dinâmica com um fim-de-semana de actividades dedicadas à sustentabilidade. Durante este período, temos recebido feedback muito positivo, não só dos nossos clientes mas também dos colaboradores, que estão cada vez mais motivados para este tema e assumem o seu papel fundamental no aconselhamento e apoio aos nossos clientes nas lojas IKEA.

Em que lojas se vão realizar os workshops de bom comportamento?

Para celebrar o final da campanha “Um mundo melhor começa em casa”, a IKEA vai ter um fim-de-semana dedicado à sustentabilidade, nos dias 25 e 26 de Maio. Nestes dias, todas as nossas lojas – Alfragide e Sintra, Loures, Matosinhos, Braga, Loulé – vão dinamizar workshops para pequenos e graúdos descobrirem mais sobre sustentabilidade. Todas as actividades são gratuitas e exclusivas para membros IKEA Family, através de inscrição.

Texto de Maria João Lima

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Já conhece a nova directora de Recursos Humanos da Essilor?
Automonitor
Renault apostada na eletrificação em 2020